Lacim logo
Siga o LACIM na FanPage do Facebook Lacim logo 2

LACIM é a denominação de Laboratório de Ciência da Informação e Memória, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Está intrinsecamente ligado a muitas disciplinas práticas do curso de Biblioteconomia, o LACIM foi criado no ano de 2008, parte de uma iniciativa do Curso de Biblioteconomia, antiga UFC – Campus Cariri, em implantar um espaço que desse suporte às atividades práticas da graduação, proporcionando a formação de um acervo diversificado, mas que ao mesmo tempo pudesse realizar atividades voltadas para a preservação, cultura e memória da região. O acervo atual é formado por publicações de poetas, escritores, escultores e xilogravuristas locais.
Em novembro de 2009, uma cerimônia se consolidou em um momento muito importante para o LACIM, por ocasião das presenças dos pesquisadores Renato Casimiro e Daniel Walker que presentearam o laboratório com uma belíssima doação de materiais que somaram ao acervo já existente, dentre os quais, incluíram-se bibliografias, xilogravuras, cordéis, jornais e esculturas de artistas da região. Na ocasião, parte do material foi exposto, em seguida entregue à universidade, que nesta data estava vinculada à UFC.
Seu acervo dispõe de cordéis, jornais, esculturas, revistas e livros. Reunindo elementos regionais de extrema importância para pesquisadores e usuários de diversos cursos. Cada tipo de material tem seu método próprio de organização e tratamento, ou seja, por serem materiais diferenciados, sua catalogação e inserção em bases de dados têm características não provenientes de uma biblioteca comum. Os cordéis, por exemplo, por ser uma literatura peculiarmente brasileira, não tem sua própria categoria de classificação na CDD, nem são classificados como livros, portanto, é utilizada a classificação por meio dos ciclos temáticos, definida pelo poeta Irani Medeiros, através de uma lista de termos bastante usados na literatura de cordel, gerando descritores que possibilitam a organização e recuperação desses folhetos. Esta classificação ainda é adotada por muitas outras bibliotecas que contém esse tipo de material, no LACIM, os mesmos são armazenados no PHL©Elysio3, na categoria de folhetos.
Fotos dos Bolsistas trabalhando no LACIM.

Lacim praticas
Lacim bolsistas

Projetos vinculados ao LACIM cadastrados nas pró-reitorias da UFCA.

Projeto de Cultura:

Autora: Profa Dra. Ariluci Góes Elliott

Investigar como está sendo rediscutida a representação e a preservação da memória do acervo do LACIM, objetivando a organização, sistematização, preservação e dinamização da memória documental existente para consulta e pesquisa da comunidade.

Bolsista: Pedro Mizael Sousa Gonçalves

Projeto de Pesquisa:

Autora: Profa Dra. Ariluci Góes Elliott
O LABORATÓRIO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E MEMÓRIA E A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

Descrição: Está relacionado ao interesse de compreender o papel do laboratório como ferramenta para o ensino da Biblioteconomia na UFCA. O acervo torna-se uma fonte privilegiada para o estudo do pensamento social, político e histórico de uma das maiores regiões do Nordeste do Brasil. Assim sendo, a presente proposta de pesquisa delineia o seguinte questionamento: Como estruturar uma metodologia de tratamento e organização da informação, voltada para o acervo do LACIM em face da necessidade de seus usuários, sejam eles: alunos de graduação, pós-graduação e/ou pesquisadores? Assim, pretendemos evitar um simples agregar de demandas, de natureza plural e bastante diversa, como é a personalidade mesma e essencial da instituição universitária, buscamos a proposição de investimentos que possam de modo abrangente e agregador, constituir, a um só tempo, benefício efetivo e, também, de utilidade pedagógica na proposição de outras demandas que certamente virão em torno da temática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Bolsistas: Flavia Carolina de Mendonça Pereira e Wesley Ferreira Cavalcante.

Publicações em Periódicos relacionadas ao LACIM:

CAVALCANTE, Wesley Ferreira ; SILVA , C. S. ; ELLIOTT, A. G. . Produção científica dos docentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) sobre as práticas no Laboratório de Ciência da Informação e Memória (LACIM). Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online), v. 13, p. 2779-2790, 2017.

SILVA , C. S. ; GONCALVES, J. H. S. ; SILVA, M. C. ; ELLIOTT, Ariluci Goes ; BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues . Os Cursos da UFCA e a importância das práticas em Laboratório: LACIM. Folha de Rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 1, p. 20-30, 2015.

SILVA, M. C. ; GONCALVES, J. H. S. ; VIEIRA, D. V. . Processo de Automação no LACIM: sugestão de um novo software. Folha de Rosto, v. 1, p. 31-40, 2015.