Coordenadora do Curso (Gestão 2022):

 


  Carla Façanha de Brito

 

Doutora em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO. Desenvolve pesquisa sobre Musealização e representação documental dos Ex-Votos do Museu Vivo do Padre Cícero em Juazeiro do Norte, CE. Mestrado em Ciência da Informação pela UFPB, onde desenvolveu pesquisa relacionada aos processos de representação dos Ex-Votos do Museu do Vivo do Padre Cícero em Juazeiro do Norte-CE, apoiado no modelo de Categorização Aristotélico. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Coordenadora do Mestrado Profissional em Biblioteconomia – MPB da UFCA. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Recursos e Serviços de Informação. Possui interesse também em pesquisas relativas a disciplina de memória e representação da informação. Atua no campo Museologia e Patrimônio. Participa de Grupos de Pesquisa: 1. Campo da Museologia, perspectivas teóricas e práticas, musealização e patrimonialização, área predominante Museologia – Instituição/UNIRIO. 2. Memória e Organização do Conhecimento em Ambientes Informacionais – Instituição/UFCA.

Vice-Coordenadora do Curso (gestão 2022):

  Vitória Gomes Almeida
Professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri. Graduada em Biblioteconomia pela mesma instituição. Doutora e mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Capacitada em Gestão Cultural pelo Ministério da Cultura – Universidade Federal do Cariri. Foi integrante do NBLAC – Núcleo Brasileiro Latino Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais e do iMclusoS – Informação, Memória, Tecnologias e Sociedade. Atualmente é vice-líder do Grupo de Pesquisa SABERES – Informação e cultura, Patrimônio cultural e Sustentabilidade. Tem experiência na área de memória e patrimônio cultual, com ênfase em culturas populares e patrimônio intangível. Atualmente tem atuado principalmente nos seguintes temas: pensamento decolonial, matrimônios, mulheres e culturas.

Coordenação de Estágio (2022):

Coordenação de Monografias (2022):

Profa. Dra. Deise Santos do Nascimento

Corpo Docente

O corpo docente do curso de Biblioteconomia é formado atualmente por treze doutores e  quatro mestres.

Local de Formação do Doutorado:

UNB : Dois doutores em Ciência da Informação

UFPB: Três doutores e Duas Mestras e Dois Doutorandos em Ciência da Informação

UFBA: Dois doutores em Ciência da Informação.

UNIRIO: Uma doutora em Museologia e Patrimônio.

??????????????????????   Alexandre Pereira de Souza

 

Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, ministrando disciplinas nos Cursos de Biblioteconomia, Administração Pública e Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Mestre em Ciência da Informação. Atualmente é Secretário da Secretaria de Documentação e Protocolo – SEDOP da UFCA. É responsável legal pela Gestão da Informação Acadêmica documentada. Presidente da Comissão de Permanente de Avaliação de Documentos -CPAD. Líder do GT de Elaboração da Política de Uso do Processo Eletrônico Nacional. Gerente da Divisão de Gestão de Informação da Sedop/ UFCA. Foi coordenador do Curso de Biblioteconomia da UFCA. Atuou como Coordenador Institucional do Programa Ciências Sem Fronteira. É membro titular do Conselho Universitário – CONSUP. Foi membro titular do Conselho Curador da Fundação Memorial Padre Cícero. Membro da Câmara de Extensão da UFCA – CAMEX. Membro da Câmara de Ensino da UFCA – CAMEN. Tem sob sua responsabilidade o setor de estudos relativo aos Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e Ciência da Informação, bem como Metodologia da Pesquisa. Ex-bolsista do CNPq no Projeto Biblioteca Digital de Jovens e Adultos da Casa Brasil fomentado pela UNESCO. Ex-monitor do programa Elaboração de Trabalho Monográficos promovido pelo curso de Biblioteconomia da UFPB. É Editor ad hoc da Revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia. Foi professor da Cooperativa para o Desenvolvimento do Nordeste – CDN.
Ariluci   Ariluci Goes Elliott

 

Possui Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Marília). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UNB) e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Desenvolve docência em disciplinas relacionadas à Organização e Tratamento da Informação. Pesquisadora na área de Ciência da Informação com ênfase em temáticas relacionadas a informação e memória.
Arysa   Arysa Cabral Barros

 

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Mestra em Biblioteconomia pelo Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia – Mestrado Profissional (PPGB/UFCA). Pós-graduanda em Docência no Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Integrante do podcast Leitura com Afeto. Atualmente é professora do Curso de Biblioteconomia da UFCA. Dispõe de experiências na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da informação; empreendedorismo na Biblioteconomia; pesquisa científica e documental; mediação da informação; biblioterapia, leitura e formação de leitores.

David
  David Vernon Vieira

 

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Organização da Informação, com estágio sanduíche na Facultad de Ciencias de la Documentación da Universidade Complutense de Madrid em 2011-2012. A pesquisa do doutorado observou a utilização das mídias sociais em bibliotecas universitárias espanholas. Possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2005), Especialização em Engenharia de Produção pela UFC (2001) e Graduação em tecnologia de processamento de dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Atuação acadêmica: Desde 2005 é professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e agora da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Membro do Programa de Pós Graduação em Biblioteconomia da UFCA. Atuação profissional: experiência como analista de sistemas em projetos de desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão para as áreas de manufatura e administração empresarial em empresas do ramo petrolífero, hospitalar e curtimento de couro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Administração e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Automação de bibliotecas, Mídias Sociais, Bibliotecas Universitárias, Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Ensino à Distância. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa e extensão que envolve o emprego da Tecnologia da Informação para as áreas de Ciência da Informação e Administração.
debora   Débora Adriano Sampaio

 

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atua no setor de estudos “Organização e Tratamento da Informação”. Desenvolve estudos e pesquisas sobre as seguintes temáticas: organização e representação da informação, memória social e patrimônio cultural.
  Deise dos Santos do Nascimento

 

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós graduação em Ciências da Informação da UFPB, mestre em Ciências da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Biblioteconomia pela UFPB. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Cariri – Campus Juazeiro do Norte. Ex-coordenadora do curso de Biblioteconomia e e ex-coordenadora de estágio. Ministrando componentes na área de Organização e Tratamento da Informação.
Denysson
  Denysson Axel Ribeiro Mota

 

Doutor em Ciência da Informação pena Universidade de São Paulo (USP), atuando na linha de Representação da Informação, mais especificamente com Web Semântica e Web Pragmática. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2011), onde trabalhou com ênfase em Gestão do Conhecimento para Micro e Pequenas Empresas. Especialista em Análise de Testes no projeto de residência em sofware pelo CIn/UFPE, onde atuou no C.E.S.A.R. como analista de testes. Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Tiradentes (2007). Foi professor substituto da Universidade Federal de Sergipe, entre 2010 e 2012, atuando na graduação com Sistemas de Informação, Gestão da Informação e Fundamentos de Computação. Atualmente cursa doutorado em Ciência da Informação na Universidade de São Paulo (USP), com término previsto para o segundo semestre de 2015, e é professor substituto na Universidade Federal do Cariri, onde atua na área de estudos Gestão de Unidades de Informação e Tecnologia da Informação, e nos cursos de Administração, Biblioteconomia e Engenharia de Materiais .
Elieny   Elieny do Nascimento Silva

 

Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri. Professora do Mestrado Profissional em Biblioteconomia (MPGB) – UFCA. Coordenadora da Especialização Gestão em Ambientes de Informação da UFCA. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialização em Metodologias para o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Áreas de interesse: Gestão de Unidades de Informação, Marketing em Unidades de Informação; Gestão de Recursos Humanos; Planejamento Bibliotecário; Bibliotecas Públicas, Escolares, Comunitárias, Universitárias, Especializadas e Especiais; Representação Temática da Informação: Indexação; Leitura e formação de leitor; Ética profissional; Responsabilidade Social Universitária, Políticas Públicas de Informação; Formação profissional , Extensão Universitária, Currículo. Mediação da informação. Ex-Coordenadora do Curso de Biblioteconomia gestão 2019-2021.
Fabiana
  Fabiana Aparecida Lazzarin 

 

Professora Assistente A da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no Curso de Biblioteconomia, ministrando disciplinas no setor de estudo: Pesquisa Aplicada à Biblioteconomia e Ciência da Informação, desenvolvendo pesquisas científico-acadêmicas com interesse nos temas: Estudos Métricos da Informação e a quantificação dinâmica da atividade científica (bibliometria, cientometria, informetria, webometria e altmetria) e fator de impacto; Comunicação Científica e Fundamentos da ciência (conceitos e fluxos); Arquitetura da Informação para ambientes digitais; Acessibilidade da Informação e Usabilidade Digital em catálogos on-line (OPAC) de biblioteca com foco nas pessoas com deficiência; Periódicos científicos e eletrônicos; Movimento do acesso livre ao conhecimento. Co-tutora do Programa Educação Tutorial do Curso de Biblioteconomia – PET Biblioteconomia, da UFCA. Foi Gerente da divisão de editoração, na Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, da UFCA. Atual Pró-reitora de Extensão da UFCA.
  Francisca Pereira dos Santos

 

Pós doutora em linguística – universidade de Poitiers – França (Bolsa Pós doutoral CAPES 08/2012 a 07/2013). Doutora em Literatura e Cultura – Universidade da Paraíba – UFPB (2009). Mestra em Sociologia – UFC – 2002. Terapeuta Holística com mestrado em Reíki  (2013). Especialista em Literatura Brasileira (URCA – 2000). Graduada em Letras – Universidade Regional do Cariri (URCA, 1997). Professora da Universidade Federal do Cariri, atuando nos cursos de Biblioteconomia, Administração Pública, Música e mestrado em Biblioteconomia. Atualmente é Coordenadora da Especialização (Lato Sensu) em Permacultura. Master Coach Treiner (2016).
  Irma Gracielle Carvalho de Oliveira Souza

 

Professora Assistente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Possui Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba com ênfase em Gestão da Informação e do Conhecimento Organizacional (2009), possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela mesma instituição no ano de (2007). Ex- Bolsista CAPES. Atualmente exerce o cargo de Vice-Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas -CCSA. Foi Diretora Adjunta da Cooperação Internacional da UFCA. Foi Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Coordenadora de estágio. É Membro do Conselho Universitário. Membro do Conselho de Ensino da UFCA. É responsável pela unidade acadêmica de Gestão de Unidades de Informação. Parecerista de Periódicos no Campo da Ciência da Informação e Biblioteconomia. Parecerista e Avaliadora de Cursos do Guia do Estudante da Editora Abril. Busca entre outros aspectos, integrar teoria e prática durante as aulas observando os focos de conhecimento reais e potenciais, aproveitando ao máximo as ferramentas de aprendizagem disponíveis para potencializar o desenvolvimento do capital intelectual dos alunos, com foco na motivação e desempenho. Tem interesse na área de competência informacional, tecnologia da informação, Produção científica e empreendedorismo além de participar de grupo de pesquisa sobre aprendizagem organizacional e competência informacional. Tem experiência em gestão e organização bibliotecas e arquivos públicos e privados.

jonathas
  Jonathas Luiz Carvalho Silva

 

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Professor do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Professor do Mestrado Profissional em Biblioteconomia da UFCA. Coordenador Adjunto dos Programas Profissionais da Área de Comunicação e Informação – Quadriênio 2018-2022. Vice-Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB – 3 Região (Ceará-Piauí) – Triênio 2018-2020. Diretor Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação – ABECIN (2016-2019). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) – Mestrado Profissional em Biblioteconomia (MPB) da UFCA (2016-2017). Ministra disciplinas no setor de pesquisa e fundamentos teóricos em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Na pesquisa, atua na fundamentação teórica da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Informação; estudo de usuários e mediação da informação; bibliotecas escolares, comunitárias e públicas; atuação profissional, ética e política da Biblioteconomia; políticas públicas de informação, educação e cultura. Colunista e colaborador da Revista Biblioo. Colunista do site Infohome.

silhueta
  Lucas Almeida Serafim

 

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. É Professor Adjunto do curso de Biblioteconomia e do Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), anteriormente campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Cariri. Possui interesse de pesquisa em: Ciência da Informação; Biblioteconomia; Competências em Informação (Information Literacy); Comportamentos de informação; Informação no Lazer; The Serious Leisure Perspective; Abordagem Positiva da Informação; Contextos Maiores de Informação (aspectos afetivos, emocionais, prazerosos e profundos da informação); Informação no contexto do Fisiculturismo Competitivo; Métodos Visuais e de Arte Informada; Etnografia da Informação.

Maria
  Maria Cleide Rodrigues Bernardino

 

Possui Doutorado em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB); Mestrado em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialização em Gerenciamento de Bibliotecas Públicas e Escolares pela Universidade de Brasília (UnB) Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Regional do Cariri (URCA); e Graduação em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e do Mestrado Profissional em Biblioteconomia (MPB) da UFCA; Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas públicas, escolares, leitura e formação de leitores.

Ex-Docentes do Curso de Biblioteconomia (UFC-Campus Cariri e UFCA-Campus Juazeiro do Norte)

Profa. Ma. Adriana Nóbrega da Silva – UFC-Campus Cariri (2009-2012) – Lattes
Profa. Ma. Alba Lígia de Almeida Silva – UFC-Campus Cariri (2010) – Lattes
Profa. Dra. Gracy Kelli Martins Gonçalves – UFC – Campus Cariri (2009-2013) e UFCA – Campus Juazeiro do Norte (2014-2017) – Lattes
Prof. Dr. Henry Poncio Cruz de Oliveira – UFC – Campus Cariri (2009-2013) e UFCA – Campus Juazeiro do Norte (2014-2015) – Lattes
Profa. Dra. Joselina da Silva – UFC – Campus Cariri (2006-2013) e UFCA-Campus Juazeiro do Norte (2013-2015) – Lattes
Profa. Dra. Maria do Rosário de Fátima Portela Cysne – UFC-Campus Cariri (2010-2013) – Lattes
Prof. Dr. Modesto Leite Rolim – UFC-Campus Cariri (2006-2011) – Lattes
Profa. Ma. Patrícia Maria da Silva – UFC-Campus Cariri (2009) – Lattes