Áreas de Pesquisa para Orientação

Professor(a) Área(s) de Pesquisa para Orientação
Prof. Me. Alexandre Pereira de Souza

História do livro e das bibliotecas. História da leitura. Políticas de informação. Políticas de governo digital/E-gov. Biblioteca eletrônica, digital e virtual. Repositórios. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Gestão de unidades de informação. Gestão da informação e do conhecimento. Comunicação e produção científica. Periódico científico. Fontes de informação. PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente. Epistemologia da ciência da informação. Métodos e técnicas de pesquisa. Gestão arquivística. Empreendedorismo.

Prof. Dr. Aquiles Alencar Brayner

Curadoria Digital, Humanidades Digitais, Preservação Digital, Web Semântica, Gestão de Dados e Recursos Eletrônicos, Ontologia e Representação de Conteúdos Digitais (Resource Description Framework – RDF), Formação e Desenvolvimento de Acervos, Filosofia da Informação, Recuperação da Informação, Comportamentos Informacionais, Biblioterapia, Sistemas de Organização do Conhecimento (SOCs), Fundamentos Epistemológicos do Conhecimento e da Informação, Metodologia da Pesquisa Científica.

Profª. Dra. Ariluci Goes Eliott 

Produção e organização da informação documental. Análise, representação e recuperação do conteúdo informacional. Conceitos, teorias e práticas nos estudos de memória, acervos e patrimônio. Museus.

Profª. Dra. Carla Façanha de Brito 

Museus. Musealização. Memória. Patrimônio Cultural. Informação e Cultura. Fontes de Informação. Representação da informação. Recursos e Serviços de Informação.

Prof. Dr. David Vernon Vieira

Automação de bibliotecas (sistemas de gestão de bibliotecas e catálogos OPAC). Bibliotecas universitárias. Planejamento e gestão de unidades de informação. Marketing digital e mídias sociais. Ensino à distância. Dispositivos móveis (aplicações para celulares, tablets e notebooks). Livro eletrônico. Curadoria de Conteúdo Digital. Bases de dados. Repositórios institucionais. Bibliotecas digitais. Competência Informacional. Cultura Digital. Inteligência Competitiva.

Profª. Dra. Débora Adriano Sampaio

Organização, tratamento, recuperação e representação da informação e do conhecimento. Linguagens documentárias. Indexação. Catalogação. Controle dos registros do conhecimento. Raridade bibliográfica. Memória. Patrimônio cultural. Museus. Identidade cultural. Leitura e formação de leitores.

Profª. Dra. Deise Santos do Nascimento 

Organização e tratamento da informação. Organização e Representação do conhecimento. Informação e Sociedade. Mediação da informação. Estudo de usuários.

Prof. Dr. Denysson Axel Ribeiro Mota 

Acervos Informacionais Digitais. Bases de Dados. Algoritmos como Instrumentos de Repressão Étnico-Racial e de Gênero. Aspectos Éticos, Legais e Humanos das Tecnologias. Ciência de Dados. Comunicação e Divulgação Científica. Digitalização de Acervos. Linguagens Naturais e Artificiais em Ciência da Informação. Processamento Automático ou Semiautomático de Texto. Representação da Informação e do Conhecimento. Recuperação da Informação. Representação Contextual. Sintaxe, Semântica e Pragmática. Tecnologia e Visualização de Dados. Web Pragmática. Web Semântica.

Profª. Dra. Elieny do Nascimento Silva 

Gestão de unidades de informação. Marketing bibliotecário. Gestão de recursos humanos em unidades de informação. Planejamento bibliotecário. Bibliotecas públicas, escolares, comunitárias, universitárias, especializadas e especiais. Leitura e formação de leitores. Ética bibliotecária. Responsabilidade social universitária e extensão universitária.

Profª. Ma. Fabiana Aparecida Lazzarin 

Organização, acesso e uso da informação. Estudos Métricos da Informação e a quantificação dinâmica da atividade científica (bibliometria, cientometria, informetria, webometria e altmetria). Comunicação Científica e Fundamentos da ciência (conceitos e fluxos). Arquitetura da Informação para ambientes digitais. Acessibilidade da Informação e Usabilidade Digital em catálogos on-line (OPAC) de biblioteca com foco nas pessoas com deficiência. Periódicos científicos e eletrônicos. Movimento do acesso livre ao conhecimento.

Profª. Drª. Francisca Pereira dos Santos

Literatura Brasileira. Literatura e cultura. Cultura e mídia. Projetos culturais. Informação e cordel. Informação e sociedade. Permacultura. Gênero. Memória social. Identidade cultural.

Profª. Ma. Irma Gracielle Carvalho de Oliveira Souza 

Gestão de Unidades de Informação: Teorias Administrativas aplicadas ao cotidiano das UIs. Planejamento de unidades de informação. Produção científica no campo da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Ciências Sociais Aplicadas. Estudos Bibliométricos. Comunidades de Prática. Gestão estratégica da informação e do conhecimento. Conhecimento, seus antecedentes e efeitos analisados no nível organizacional e interorganizacional. Capacidade Absortiva, Inteligência Competitiva, Aprendizagem Organizacional. Gestão de Pessoas e Estratégia organizacional. Gestão por competência. Marketing pessoal e de relacionamento.

Prof. Dr. Jonathas Luiz Carvalho Silva

Bibliotecas escolares, públicas, comunitárias e universitárias. Mediação da informação. Estudo de usuários da informação. Serviços de informação. Políticas públicas de cultura, educação e informação. Atuação profissional. Ética profissional e da informação. Representação e atuação política (órgãos de classe). Epistemologia da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) e informação. Metodologia da pesquisa em biblioteconomia e ciência da informação.

Prof. Dr. Jucieldo Ferreira Alexandre

História do livro e leitura. História da Imprensa. Patrimônio Cultural. Práticas de escrita. Museus e memória. Paleografia. História Regional.

Prof. Dr. Lucas Almeida Serafim

Ciência da Informação; Biblioteconomia (Bibliotecas, bibliotecários, mediação da informação); Competências em Informação (Information Literacy); Comportamentos/práticas de informação; Informação no Lazer; The Serious Leisure Perspective; Abordagem Positiva da Informação; Contextos Maiores de Informação (aspectos afetivos, emocionais, prazerosos e profundos da informação); Informação no contexto do Fisiculturismo Competitivo; Métodos Visuais e de Arte Informada; Etnografia da Informação.

Profª. Drª. Maria Cleide Rodrigues Bernardino

Pesquisas sobre biblioteca pública, biblioteca escolar, biblioteca infantil, leitura e formação de leitores; Pesquisas voltadas para a gestão de bibliotecas públicas; imagem organizacional da biblioteca pública; bibliotecário e mercado de trabalho. E investigações teóricas e práticas que envolvam representação temática da informação: indexação e classificação decimal de Dewey.

Profª. Drª. Priscilla Régis Cunha de Queiroz

Seca. Meio ambiente. Memória. Cultura. Patrimônio. História do Ceará e do Brasil.

Profª. Drª. Vitória Gomes Almeida Memória, patrimônio cultural, informação e cultura e políticas culturais.